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Para uma empresa que possui vendas é fundamental classificar seus clientes.
Há diversas formas de classificar os clientes e a mais comum é a curva ABC que possui suas bases na regra 80/20 também conhecido como Princípio de Pareto.

De acordo com essa regra, 80% do faturamento de uma empresa vem de 20% de seus clientes. Esses clientes são classificados na categoria 'A'.

Na categoria 'B' ficam os clientes medianos. Eles representam 15% do faturamento e correspondem a 30% dos clientes.

No grupo C ficam os clientes de baixa relevância para o seu faturamento. Eles representam apenas 5% da receita proveniente das vendas e correspondem à metade (50%) da base de clientes.

Ao final você terá um gráfico como este representando os clientes ABC.



Carteira de clientes Thonus


O sistema thonus foi desenvolvido com base em uma empresa real em uma época que pouco se falava sobre sistemas de gerenciamento de clientes (CRM).

A curva ABC já existia, mas não atendia a empresa, por isso foi desenvolvido uma nova forma de classificação dos clientes, uma que se formaria ao longo do tempo levando também em conta a recompra do cliente.

Após algumas tentativas e erros chegamos nesta classificação.

  • Ativos: Clientes que compraram dentro de um período de tempo. (Geralmente 1 ano).
  • Prospect: Clientes não ativos porem estão em negociação com o vendedor por um período determinado.(Geralmente 30 dias)
  • Inativos: Clientes não ativos e nem prospect. Podendo ter comprado anteriormente ou não, são clientes que ninguém está atendendo.



Essa é a classificação maior, aonde os ativos são clientes que compram ou compraram recentemente e prospects é o que estão em negociação.

Os ativos ainda foram classificados em 4 categorias, ABCD

  • Cliente A: Cliente de recompra com um valor maior.
  • Cliente B: Cliente de recompra com um valor menor.
  • Cliente C: Cliente de primeira compra com valor maior.
  • Cliente D: Cliente de primeira compra com valor menor.


Note que, para definir o cliente ABCD precisamos de alguns valores fixos como o tempo que o cliente é considerado ativo, número de recompras que separa os clientes 'A/B' do 'C/D' e valor que separa clientes 'A' do 'B' e que separa clientes 'C' do 'D'.





Cliente C / D


Cliente 'D' e 'C' são clientes que compraram pela primeira vez ou estão recomprando novamente iniciando um novo trabalho com a empresa.

Um cliente que está recomprando agora pode ter caído de ativo para inativo, ao realizar a recompra, por causa do intervalo entre as compras, consideramos com um novo cliente que está comprando pela primeira vez.

Para diferenciar os clientes 'C' do cliente 'D' é usado um valor fixo. Clientes acima desse valor são classificados como 'C' e abaixo desse valor são classificados como 'D'



Cliente A / B


Cliente 'A' e 'B' são clientes de recompra, clientes que compraram no mínimo 2 vez, e são considerados fieis ou satisfeitos com os produtos ou serviços da empresa.

Para diferenciar os clientes 'A' do cliente 'B' é usado um valor fixo. Clientes acima desse valor são classificados como 'A' e abaixo desse valor são classificados como 'B'



Detalhes da classificação thonus





A classificação de clientes com o sistema thonus é pouco diferente, acrescentando outras 2 variáveis ao cálculo, permitindo novas métricas e novos pontos de vistas da carteira de clientes.

O cliente pode subir ou cair de categoria conforme o passar do tempo. Isso é importante, pois podemos identificar facilmente o cliente que cai de categoria e com base no histórico do cliente tomar as devidas providênciass.

Um vendedor que está abrindo a região conseguirá ver a evolução de sua carteira de clientes. Também é possível comparar a carteira de clientes entre os vendedores e identificar os vendedores que melhor gerenciam seus clientes.

A carteira de clientes também é utilizada como um divisor para situação em que 2 vendedores atuam na mesma cidade. Esse foi um problema que durou por anos na empresa em que o sistema nasceu, e foi resolvido com a gestão da carteira.

Cada cliente pode estar ligado a um vendedor e o sistema usa as visitas e pedidos para fazer esse link automaticamente, gerenciando quem pode acessar o cliente.

Essa estratégia de separar clientes dentro dos vendedores de mesma cidade e auxiliar também o televendas.
O televendas pode pescar dentre os inativos, clientes em potencial, ou mesmo efetuar vendas, pois não entra em conflito com as negociações do vendedor a campo.

No marketing é de extrema importância saber classificar seus clientes a fim de gerar anúncios personalizados, e a carteira de clientes do thonus pode lhe dar essa ajuda.

Esse é um resumo do que a carteira de clientes do Thonus pode fazer, mas ela ainda pode ser aperfeiçoada gerando métricas muito além do que uma simples classificação por volume de vendas pode fazer.

Quer saber mais sobre a carteira de clientes do Thonus? Entre em contato conosco e converse com os fundadores dessa classificação

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