Um conceito pouco conhecido, mas que vem ganhando cada vez mais espaço.
Gamificação é uma maneira de maximizar o engajamento do usuário utilizando das mesmas ferramentas que um jogo se utiliza para prender a atenção fazendo com que o usuário cumpra certos objetivos.
A Gamificação é uma ferramenta de um sistema, que consiste em usar a mecânica envolvida em um jogo para engajar os usuários na conquista de um objetivo.
Todo jogo possui diversos desafios e metas a serem realizados e, na medida em que os desafios vão sendo cumpridos, os competidores recebem prêmios.
Nos ramos de negócios, a gamificação visa trazer esta dinâmica com o propósito de aumentar as suas vendas e o engajamento dos vendedores, de acordo com os objetivos da empresa.
Um bom exemplo, fácil de identificar, é o sistema do Duolingo, que se baseia na gamificação para incentivar no aprendizado de novas línguas, se utilizando de desafios, metas, recompensas, prêmios e ranks para aumentar a participação do usuário com o sistema, transformando-o em algo que é considerado por muitos "monótono" para um sistema mais dinâmico e interativo.
A gamificação em um sistema de CRM, busca incentivar o vendedor a se aperfeiçoar cada vez mais para cumprir os desafios e metas que lhe é proposto.
Este sistema permite também substituir alguns meios de bonificações que vendedores recebem ao exercer com excelência o seu trabalho, sendo uma forma de identificar e premiar os melhores vendedores da empresa.
Dispõem de moedas virtuais que podem ser utilizadas no jogo ou retirados em dinheiro real. O segredo para seu bom funcionamento é os pesos de cada desafio e o valor da moeda.
A gamificação é uma ferramenta muito poderosa, mas que exige cuidados. Precisa ser idealizada com objetivos e finalidades bem estabelecidas.
O jogo precisa ser equilibrado para não se tornar muito difícil ou muito fácil. Precisa estimular o vendedor na medida certa. E valor da moeda também precisa ser ajustado com cautela.
O sistema precisa ser revisado de tempos em tempos para manter o jogo equilibrado.
A melhor parte é que, depois de ajustado as métricas, o sistema se responsabiliza em distribuir os desafios, controlando por conta própria cada meta a ser comprida.
Os desafios também podem ser ajustados conforme as necessidades pontuais. Segue alguns exemplos práticos de desafios criados para necessidades específicas.
Exemplo: A empresa lançou recentemente um novo produto, porém seus vendedores não mostraram interesse em aprender sobre o produto e oferecer a seus clientes.
Em um sistema de gamificação, basta o gestor definir uma recompensa para aqueles que tiverem certo volume de venda do produto para que aumente o interesse de seus vendedores.
Sendo compreensível, a gamificação não faz mágica, mas, usada na medida certa, pode trazer ótimos resultados.
Segundo Exemplo: É bem comum em vendedores que utilizam o CRM, de não realizarem todos os cadastros de visitas sem venda.
Esta procrastinação com os cadastros de visitas sem vendas atrapalha algumas métricas da empresa, e que pode prejudicar na tomada de decisão da mesma.
Novamente a gamificação pode premiar o vendedor que realizar certo número de cadastros no sistema, colaborando com os objetivos da empresa.
A gamificação é uma ferramenta limitada pela imaginação, pois quase tudo que pode ser medido, pode ser inserido em um jogo.
Devo utilizar a gamificação na minha empresa? A resposta é um pouco complexa dependendo muito mais se você está disposto a gastar
um tempo ajustando as métricas do jogo e se possui margem para uma nova forma de premiação na empresa.
Se na sua empresa já possui alguma forma de premiação, de certa forma, você já se utiliza destas estratégias, bastaria agora transferi-las para um sistema para automatizá-las.
Se na sua empresa já possui alguma forma de premiação, de certa forma, você já se utiliza destas estratégias, bastaria agora transferi-las para um sistema mais automatizado.
E caso não tenha nenhum tipo de premiação, você pode começar com pouco e, conforme os resultados da gamificação, ir ajustando as premiações.
Não existe uma regra a seguir, mas deve ser criada com cautela.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre este assunto, pode entrar em contato com a equipe do Thonus. Contamos com uma boa experiência com estratégias e bonificação na gamificação.